Izabel Araújo e Wellington Marçal foram escolhidos para a gestão 2024-2026 da Biblioteca Universitária
Inovação e parcerias foram o mote da campanha dos candidatos escolhidos. Eles obtiveram 96,4% dos votos válidos em consulta on-line realizada nesta sexta-feira (26)
Izabel Antonina Araújo e Wellington Marçal de Carvalho foram escolhidos para ocuparem, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretor da Biblioteca Universitária. Izabel é coordenadora do Repositório Institucional da UFMG e foi uma das responsáveis por liderar os projetos que o implementaram na Universidade. Já Wellington esteve à frente da gestão da Biblioteca Universitária por dois mandatos, de 2013 à 2017.
Apuração da votação que elegeu a chapa única ‘União, Parceria, Inovação’ teve início às 18h15 desta sexta-feira (26) e foi concluída às 18h24, em reunião com os membros da Comissão Eleitoral. Recursos podem ser enviados para o e-mail conselei.bu2024ufmg@gmail.com até as 17h da próxima segunda-feira (29), mediante o preenchimento do formulário elaborado pela Comissão Eleitoral para essa finalidade.
Estavam aptos a votar servidores técnico-administrativos em educação lotados no Sistema de Bibliotecas (SB/UFMG), bem como bibliotecários-documentalistas do quadro de servidores da Universidade, não lotados no SB/UFMG. Dos 221 servidores habilitados a participar do processo de escolha da diretoria da BU, 142 participaram da consulta on-line. A chapa ‘União, Parceria, Inovação’ obteve 137 votos, que correspondem à 96,4% dos votos válidos. Foram registrados, ainda, 5 votos em branco. Todos esses dados foram divulgados em ata elaborada pela Comissão Eleitoral.
Gestão colaborativa e inovação
Estabelecer parcerias com a Administração Central e outros órgãos da Universidade para implementar sistemas de divulgação científica integrados e interoperáveis é o principal objetivo da chapa escolhida. “Nosso intuito é otimizar a gestão e o acesso a informações provenientes de diferentes fontes, criando uma visão unificada dos dados. Um dos projetos relacionados a esse objetivo é a implementação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), que visa automatizar e unificar os processos de entrega da versão digital dos trabalhos finais de pós-graduação. Por meio dele, haverá maior eficiência na gestão de serviços, aumento da segurança da informação e redução dos custos associados à manutenção e suporte de sistemas paralelos”, explica Izabel.
Os candidatos escolhidos também visam desenvolver um módulo de integração do Repositório Institucional da UFMG com o catálogo on-line para automatizar tarefas de gestão e divulgação da produção intelectual da Universidade, bem como firmar parcerias para desenvolver outros projetos que visem à preservação da informação e à disponibilização de dados de pesquisa. “Pretendemos implementar uma gestão colaborativa, democrática e acolhedora, que estimule novas ideias e soluções para os desafios que enfrentamos, incentivando uma cultura de inovação”, enfatiza Wellington.
Lista tríplice
A partir do resultado divulgado pela Comissão Eleitoral nesta sexta-feira, o Conselho Diretor da BU se reunirá no dia 3 de maio para escolher os nomes que comporão a lista tríplice a ser encaminhada para a Reitoria da UFMG até as 16h do dia 6 de maio. Com base nessa lista, a Reitoria fará a escolha da gestão da Biblioteca Universitária para o biênio 2024-2026.