Encontro com o pesquisador Waldomiro Vergueiro
Bibliotecário de formação, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, o professor Waldomiro Vergueiro, da Universidade de São Paulo (USP), figura ao lado dos grandes nomes da pesquisa sobre histórias em quadrinhos (HQs). Segundo o estudioso, as HQs são uma manifestação artística com dois códigos: a imagem e o texto. “A junção desses códigos com recursos característicos como balões de fala, onomatopeias e outros, faz com que a forma de narrar dos quadrinhos seja única”, afirmou em entrevista ao jornal da USP.
Vergueiro é o convidado da segunda edição da série ‘Encontro com o pesquisador’, que será realizada nos próximos 13 e 14 de novembro pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI) e pela Biblioteca Professora Etelvina Lima.
Na segunda-feira, às 14h, o professor apresentará o seminário sobre ‘Desenvolvimento de coleções: questões sobre coleções especiais de quadrinhos’. Para se inscrever, é necessário preencher formulário eletrônico do evento. Na terça-feira, às 15h, ministrará uma oficina de HQs, cujas inscrições já foram encerradas. As atividades, destinadas sobretudo às áreas de biblioteconomia, arquivologia e museologia, acontecerão no Auditório Adriana Bogliolo, da ECI, que fica no campus Pampulha da UFMG.
A participação é gratuita e vale certificado.
Trajetória
Waldomiro Vergueiro é graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, tem mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e fez estudos de pós-doutorado na Loughborough University of Technology, na Inglaterra, e na Universidad Carlos III de Madri, Espanha. É professor titular aposentado da USP, onde ainda atua na graduação em Biblioteconomia e no mestrado e doutorado em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação. Waldomiro também é fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos.
Curiosidades sobre HQs
Lançada em 1827 pelo suíço Rodolphe Töpffer, a ‘Histoire de M. Vieux Bois’ é reconhecida, por vários pesquisadores, como a primeira história em quadrinhos do mundo. Já a tirinha dominical norte-americana ‘The Yellow Kid’, publicada em 1896 por Richard Felton Outcault, é considerada a primeira HQ para as massas.
No Brasil, as histórias em quadrinhos foram trazidos pelo italiano Angelo Agostini, por meio de publicações em revistas que se iniciaram no dia 31 de janeiro de 1869, data em que é celebrado o Dia Nacional dos Quadrinhos.
Fonte das curiosidades sobre HQs: jornal da USP
- Data: 14 de novembro de 2023 - 14 de novembro de 2023
- Horário: 14h
- Local: Auditório Adriana Bogliolo - ECI
- Web: https://labinfocult.eci.ufmg.br/seminario-waldomiro-vergueiro/