Marilu, como era muito conhecida, foi professora titular de Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da UFMG (Fale) e fez estudos de pós-graduação nos Estados Unidos, na França e na Alemanha. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e membro do Comitê Científico do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (Ieat). Maria Luiza escreveu Fenomenologia da obra literária (1969, 4ª edição em 2011 pela Editora UFMG) e Interfaces: literatura, mito, inconsciente e cognição (2000), entre outras obras. É considerada uma das primeiras autoras a utilizar o discurso psicanalítico como instrumento teórico para análise de obras literárias. Foi sua filha, Glaura Lucas, professora da Escola de Música da UFMG, quem doou o acervo da mãe para a UFMG em 2017.
A Coleção
Em meio aos três mil livros da biblioteca de Marilu, encontram-se obras sobre literatura e linguística, livros sobre ocultismo, psicanálise e espiritismo. Também há vários livros com dedicatórias escritas por Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Nélida Piñon e outros importantes escritores. Há, ainda, obras inéditas no Sistema de Bibliotecas da UFMG, tais como os livros James Joyce’s Ulysses – Critical Essays, editado por Clive Hart e David Hayman, e O túnel e a luz – reflexões essenciais sobre a vida e a morte, da pesquisadora Elisabeth Kübler-Ross. Fazem parte, ainda, da coleção de Maria Luiza Ramos, correspondências com escritores, matérias jornalísticas, rascunhos e artigos não publicados, placas e medalhas honoríficas, entre outros documentos.
Localização
Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG
Quarto andar da Biblioteca Central
Normas de acesso
Consulta com agendamento. Para atendimento na sala de pesquisa, é necessário apresentar documento de identificação com foto.
Contatos
(31) 3409-4615
colesp@bu.ufmg.br