A Galeria Camiliana – Biblioteca de Obras de Camilo Castelo Branco – foi doada para a UFMG em 1966 pelo jornalista Assis Chateaubriand, junto com a Galeria Brasiliana. Camilo Castelo Branco foi um escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Foi considerado um dos escritores mais marcantes da literatura portuguesa e retratou, em suas obras, temas como o sentido metafísico da raiz cristã, o anticlericalismo, as relações familiares, entre outros.

A Galeria Camiliana reúne grande parte da obra literária do autor, em suas várias edições, algumas consideradas raríssimas. Além dessas obras, a coleção apresenta também documentos importantes sobre o escritor, em bibliografias, obras especializadas, artigos de periódicos. Guarda, ainda, cartas e inéditos, bem como bibliografias de Camilo e catálogos de livreiros e antiquários, onde são minuciosamente descritas as diversas edições das obras, incluídos fac-símiles.

Localização do acervo

Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG
Quarto andar da Biblioteca Central

Normas de acesso

Consulta com agendamento. Para atendimento na sala de pesquisa, é necessário apresentar documento de identificação com foto.

Contatos

(31) 3409-4615
colesp@bu.ufmg.br

Catálogo

Clique aqui para ver o catálogo da coleção.