Latinista, humanista, mestre do idioma vernáculo, Arduíno Bolivar traduziu as Odes de Horácio e grande parte das Geórgicas de Virgílio. Consagrou sua existência, sobretudo, ao magistério. Foi professor e diretor da Escola Normal Modelo (depois Instituto de Educação). Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, onde era catedrático de Literatura Latina; e da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Minas  Gerais, onde ministrou, no período de 1944 a 1951, a disciplina Princípios de Sociologia Aplicados à Economia. Fez parte da redação de renomados jornais, como o Comércio de São Paulo. Em Belo Horizonte, dirigiu o Diário de Minas. Dirigiu também, por alguns anos, o Arquivo Público Mineiro.

O acervo bibliográfico de Arduíno Bolívar foi doado para a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG em 1962. Na década de 1980, a Coleção foi transferida para o prédio da Biblioteca Central da UFMG. Sob a guarda da Biblioteca Universitária, a Coleção foi novamente inventariada em 1992.

Temáticas predominantes

Língua, Línguistica e Literatura

Localização 

Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG
Quarto andar da Biblioteca Central

Normas de acesso

Consulta com agendamento. Para atendimento na sala de pesquisa, é necessário apresentar documento de identificação com foto.

Contatos

(31) 3409-4615
colesp@bu.ufmg.br

Catálogo

Clique aqui para ver o catálogo da coleção.