O universo da literatura de autoria indígena tem crescido nas últimas décadas, em sintonia com a consolidação da Educação Indígena diferenciada, direito constitucional garantido aos povos indígenas que vivem no território brasileiro.
A UFMG é protagonista na história da educação e da literatura indígena no Brasil, especialmente por meio da Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), curso regular de graduação situado na Faculdade de Educação.
O Acervo Indígena da UFMG foi organizado pela professora Maria Inês, da Faculdade de Letras, a partir dos estudos e projetos desenvolvidos pelo Projeto Literaterras -núcleo de pesquisa sobre escrita, leitura, tradução, e projetos editoriais e tradutorais.
Temática predominante
Língua e literatura indígena
Acervos produzidos na UFMG
O Acervo Indígena da UFMG guarda os manuscritos e ilustrações originais, as primeiras impressões (bonecas), bem como fotografias do processo de produção dos livros: Curar, de autoria de índios maxakali; Vatu Hoom, de autoria de índios krenak, e a Caixa de Literatura, de autoria de indígenas xacriabá. Trata-se de livros de autoria coletiva, uma das características de parte significativa da literatura indígena.
Localização
Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG
Quarto andar da Biblioteca Central
Normas de acesso
Consulta com agendamento. Para atendimento na sala de pesquisa, é necessário apresentar documento de identificação com foto.
Contatos
(31) 3409-4615
colesp@bu.ufmg.br
Catálogo
O catálogo da coleção está em desenvolvimento e será disponibilizado em breve.