Notícias e eventos

Biblioteca da Faculdade de Direito realiza debate com o cineasta e indigenista Vincent Carelli

Carla Pedrosa

 

Em continuidade às comemorações dos 125 anos da Faculdade de Direito, a Biblioteca Prof. Lydio Bandeira de Mello realizará, nesta quarta-feira (9), um bate papo com Vincent Carelli, após exibição do documentário Martírio, por ele dirigido.

Lançado este ano em todo o país e exterior como parte do programa Vídeo nas Aldeias, o filme, assinado por Carelli com Ernesto de Carvalho e Tati Almeida, discute o papel do governo brasileiro na questão da demarcação das terras indígenas.

Na década de 1980, Vincent Carelli registrou o nascedouro da grande marcha de retomada dos territórios sagrados dos Guaranis Kaiowá. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres aos índios, buscou mostrar, no formato de uma grande reportagem, as origens do genocídio.

Martírio será exibido nesta quarta-feira (9), às 18h, no pátio da Faculdade de Direito, conhecido como Território Livre. A exibição do documentário e o bate papo com Carelli fazem parte das ações do projeto Direito a Prosa, Verso Poesia & Cia, criado em 2016 pela bibliotecária Andrea Brandão. “Queremos estimular, através do cinema e da literatura, outras perspectivas e formas de leitura do mundo, dos povos e do uso das leis”, explica Andrea.  

Joomla templates by a4joomla