PRPq e BU recebem propostas para criação do “Espaço Internet das Coisas” na UFMG

Carla Pedrosa

Estão abertas, de 04 de agosto a 23 de outubro, inscrições de propostas para criação do Espaço Internet das Coisas, que será instalado no primeiro andar da Biblioteca Central da UFMG. A chamada interna faz parte do “Programa Transversal de apoio às Bibliotecas da UFMG – Espaço Internet das Coisas”, fruto de parceria entre a Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) e a Biblioteca Universitária (BU).

Internet das coisas é uma extensão da internet atual que permite aos objetos do dia a dia se conectarem à rede, o que possibilita, por sua vez, que interajam entre si e com as pessoas. Chips instalados em tênis de corrida para monitorar os exercícios físicos são exemplos de utilização desse conceito. Outro exemplo é o já conhecido QRCode, código que permite acessar, rapidamente, informações complementares sobre objetos (produtos, livros, revistas etc) onde estejam impressos.

De acordo com o edital divulgado pela PRPq e BU, a ideia é que o Espaço Internet das Coisas seja uma infraestrutura de fomento à organização virtual da informação na Universidade e à concretização de projetos de pesquisa que estimulem a integração entre o físico e o virtual.

As propostas submetidas ao edital devem ter caráter acadêmico e contemplar duas ações: a criação de uma infraestrutura para a gestão de projetos em internet das coisas e a realização de até dois projetos científicos que farão uso dessa infraestrutura. Além disso, precisam indicar a equipe que trabalhará na iniciativa, formada por professores e bibliotecários e coordenada por um docente, totalizando um grupo de 10 pessoas.

Para se inscrever, é necessário enviar a proposta em PDF para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. . Será disponibilizado o valor total de 1 milhão de reais para a criação do Espaço Internet das Coisas, e o período para execução da proposta é de, no máximo, dois anos. Mais informações no edital da chamada interna e pelo telefone (31)3409-4037.