Graciliano Ramos é homenageado no terceiro “Cine Sertão”

(Com Biblioteca do ICA - Montes Claros)

Em comemoração aos 125 anos de nascimento do escritor Graciliano Ramos, a Biblioteca Universitária do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, promoverá a Terceira Mostra de Cinema “Cine Sertão”. Programada para os dias 24 e 25 de agosto, essa edição do evento visa divulgar a importância de Graciliano Ramos enquanto representante do Modernismo na literatura brasileira, bem como oferecer acesso a produções cinematográficas relacionadas à vida e obra do autor.

“As obras de Graciliano Ramos, embora tratem de problemas sociais do nordeste brasileiro, apresentam uma visão crítica das relações humanas, que as tornam de interesse universal”, ressalta Josiel Santos, coordenador do evento.

No dia 24, além da exibição do documentário “O Mestre Graça”, haverá a palestra “Graciliano Ramos: uma infância de palavras fartas e de vidas secas, ministrada pelos professores Eva Cunengundes e Márcio Adriano Moraes. Já no dia 25, será exibido o filme “São Bernardo”, inspirado em livro homônimo de Graciliano Ramos.

Os participantes do evento também poderão conferir, na Biblioteca do ICA, a exposição O Caminho do Graça: retratos e caricaturas, em cartaz de 14 de agosto a 1º de setembro. A mostra apresentará uma série caricaturas e charges feitas por vários artistas em homenagem a Graciliano Ramos e publicadas em diversos jornais e revistas.

A Terceira Mostra de Cinema “Cine Sertão” é gratuita e aberta a toda comunidade acadêmica, bem como à população de Montes Claros e região. Serão emitidos certificados aos participantes.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou pelo telefone (38) 2101-7725.