Instalação de aplicativos para surdos nas bibliotecas da UFMG é proposta em relatório apresentado à Biblioteca Universitária

O Grupo de Trabalho Acessibilidade, criado em abril do ano passado pela diretoria da Biblioteca Universitária (BU), apresentou, recentemente, um relatório com os resultados das atividades e estudos desenvolvidos durante o primeiro ano de existência do grupo.

Entre as atividades, está o estudo da viabilidade de instalação de um aplicativo para surdos no Sistema de Bibliotecas (SB/UFMG). Essa pesquisa apontou que, embora a maioria da produção científica sobre Libras esteja concentrada na região sudeste e sul do país,  o ProDeaf e o HandTalk , desenvolvidos na região nordeste, estão entre os softwares gratuitos mais usados para esse propósito.

No relatório, o grupo conclui: “Acreditamos que ambos os aplicativos podem auxiliar muito na interação entre surdos e ouvintes. Uma das diferenças que julgamos mais significativas para o dia a dia é que o aplicativo ProDeaf funciona mesmo sem internet. A sugestão deste GT, aos colegas das bibliotecas do Sistema, é a instalação dos dois, para que cada usuário escolha o que melhor lhe convier”.

O relatório apresentado pelo GT apresenta, ainda, o que já foi realizado pelo grupo para fomentar a acessibilidade no SB/UFMG.  No final do ano passado, por exemplo,  em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI), foi feita a instalação, em todas as bibliotecas do Sistema, de um monitor e de um teclado adaptados para pessoas com deficiência visual. Também foi incorporado, ao acervo das bibliotecas, o DVD da 1ª Jornada de Inclusão da Pessoa com Deficiência: vitória pela arte, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Entre as próximas atividades do Grupo de Trabalho Acessibilidade, está o assessoramento às bibliotecas na instalação dos aplicativos para surdos, e a realização do Seminário Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias, no segundo semestre deste ano. O GT submeteu ao Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie), em março do ano passado, um projeto  para viabilizar a realização desse evento.