Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias é pauta de reunião da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias

No dia 24 de maio, a diretoria da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) se reuniu com a diretoria do Sistema Unificado de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para alinhar questões relativas à organização do vigésimo Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). A Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB) também participou do encontro realizado em Salvador.

Wellington Marçal de Carvalho, diretor do Sistema de Bibliotecas da UFMG e presidente da CBBU, e Célia Regina Simonetti Barbalho, vice-presidente da CBBU, compartilharam suas experiências e conhecimentos adquiridos no planejamento das duas últimas edições do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.

Wellington presidiu o décimo oitavo SNBU, realizado em 2014 na cidade de Belo Horizonte, e Célia Regina foi presidente do décimo nono SNBU, realizado em Manaus no ano passado. A exemplo da edição anterior do Seminário, o evento deste ano ocorrerá em parceria com outras instituições. Além da presença de representantes da UFBA, a comissão organizadora do vigésimo SNBU contará também com integrantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e representantes das Instituições Federais de Ensino Superior do estado.

O evento, que acontecerá em Salvador de 15 a 20 de abril de 2018, terá como tema “O Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão”. Os integrantes da diretoria da CBBU sugeriram que fossem abordados, nos eixos temáticos do Seminário, o Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU), o Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR) e a Agenda 2030 da UNESCO.  Wellington também enfatizou, para a presidência do vigésimo SNBU, “a necessidade de redesenhar estratégias de fortalecimento, manutenção e sobrevivência dos movimentos associativos da classe bibliotecária”.