Grupos de trabalho realizam estudos e atividades em prol dos serviços das bibliotecas da UFMG

Toda mudança que ocorre nas bibliotecas da Universidade, em termos de regras e serviços, passa antes pelo estudo de grupos de trabalho (GTs). Compostos por servidores do Sistema de Bibliotecas da UFMG, os grupos se reúnem periodicamente para discutir questões ligadas à melhoria dos serviços das unidades de informação.

No dia 26 de maio, a diretoria da Biblioteca Universitária se reuniu com os integrantes dos sete grupos de trabalho do Sistema de Bibliotecas para acompanhar o andamento das atividades de cada equipe e definir novas demandas.

Entre as próximas atividades, o Grupo de Periódicos ficou responsável por elaborar uma metodologia para o registro, controle e descarte, quando pertinente, dos periódicos informativos, com o objetivo de sistematizar esses procedimentos.

Discutir a Política de formação e desenvolvimento de acervos especiais do Sistema de Bibliotecas e propor um plano de trabalho para aplicação efetiva da Política de Desenvolvimento de acervos junto às bibliotecas do Sistema são algumas das tarefas que estão sendo realizadas pelo Grupo de Trabalho Coleções Especiais. A diretoria da BU apontou, durante a reunião, novas metas para a efetivação dessas demandas.

O GT de Catalogação e Autoridades, por sua vez, planejou a realização de um curso destinado aos bibliotecários que trabalham nessa área, cujos conhecimentos precisam ser constantemente atualizados. Já o Grupo de Circulação apontou, entre outras demandas, a atualização das informações do Guia do Usuário e a necessidade de se fazer treinamentos para esclarecer questões relativas a empréstimos e ao catálogo on-line. Ambos os grupos possuem sites internos que esclarecem, aos integrantes, questões primordiais a cada área. Eles podem ser acessados clicando nos hiperlinks acima disponibilizados.

O I Seminário de Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias, a ser realizado em agosto deste ano, foi uma das pautas da reunião do GT de Acessibilidade, que também falou sobre a instalação de equipamentos e aplicativos para auxiliar o atendimento das pessoas com deficiência.

O Grupo de Trabalho da CAPES definiu, como uma das demandas para este ano, a realização de um grande treinamento, com a entrega de certificado ao final, visando o uso eficiente das ferramentas de busca do Portal da CAPES.

Por fim, o Grupo de E-books falou sobre o andamento da escolha do modelo de negócios a ser seguido na aquisição de livros eletrônicos para as bibliotecas da Universidade.