Notícias e eventos

Biblioteca Central recebe exposição de fotografias do Santuário Nossa Senhora da Piedade

10/03/2017

 

De 13 de março a 03 de abril, a exposição itinerante “Arte Serra da Piedade” poderá ser apreciada no segundo andar da Biblioteca Central da UFMG. A mostra visa apresentar, por meio de fotografias, as belezas do Santuário, em todos os seus aspectos: religioso, arquitetônico, paisagístico e cultural.

Esse é um dos eventos em celebração aos 250 anos do Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade. A exposição já esteve no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins e no Terminal Rodoviário, no centro de Belo Horizonte. Na Biblioteca Central poderá ser apreciada de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h.

A Sociedade Civil Espírito Santo e o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte são os responsáveis pela curadoria da mostra, cuja vinda para a Biblioteca Central conta com o apoio da Diretoria de Assuntos Culturais da UFMG (DAC) e do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Localizado no alto da Serra da Piedade, o Santuário Nossa Senhora da Piedade é um local privilegiado da cultura, da História e da espiritualidade e abriga monumentos do século XVIII, que convivem com construções modernas e com histórias de todas as épocas, narradas pela tradição oral dos frequentadores.

Em 1956, foi reconhecido como bem cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No mesmo período, o Estado de Minas Gerais foi consagrado a Nossa Senhora da Piedade, tornando-a a protetora de todos mineiros.

Joomla templates by a4joomla