Acervos Especiais

Acervo de Escritores Mineiros

 

O Acervo de Escritores Mineiros é um espaço permanente de exposição, situado no 3º andar da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha, em Belo Horizonte (MG, Brasil). Concebido a partir de uma perspectiva museográfica e cenográfica, recria o ambiente de trabalho dos escritores, abrigando biblioteca com cerca de 25.000 volumes e 80.000 documentos. Há um espaço reservado para a mostra da documentação, bem como para o trabalho de pesquisadores e bolsistas.

 

O Acervo de Escritores Mineiros é composto por coleções dos escritores Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Oswaldo França Júnior, Cyro dos Anjos e Abgar Renault, além das Coleções Especiais, constituídas por doações referentes a Alexandre Eulálio, Ana Hatherly, Aníbal Machado, José Oswaldo de Araújo, Valmiki Vilella Guimarães e Genevieve Naylor.

 

Cada coleção possui um mini site que disponibiliza, além das listagens dos inventários, biografia enriquecida com imagens, fotografias e trechos da obra dos escritores bem como bibliografia contendo referências de teses, monografias, livros e artigos sobre os titulares. A bibliografia conta também com a lista das principais publicações de cada autor, sendo muitas delas acompanhadas de imagens de suas primeiras edições.

 

As visitas ao Acervo de Escritores Mineiros podem ser agendadas pelo telefone 31 3409-4624 ou pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

 

Para acessar o Acervo de Escritores Mineiros, clique aqui.


Comunicado: em virtude das comemorações do final de ano, o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG estará fechado no período de 30/12/2013 a 03/01/2014.

 

{backbutton}

Joomla templates by a4joomla