Bases de dados

Sylvio de Vasconcellos

O Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos, sob tutela da Escola de Arquitetura da UFMG, abriga um dos mais importantes acervos documentais sobre a arquitetura brasileira e que, inacessível ao público, permaneceu até os dias de hoje praticamente desconhecido.  São aproximadamente 50 mil negativos, que a equipe do projeto de tratamento e digitalização do acervo, coordenada pelo professor Leonardo Barci Castriota, busca tornar acessíveis a pesquisadores e ao público em geral.

 

O Laboratório foi criado em 1954 e teve seu grande período de atividade até as vésperas do golpe militar de 1964, quando o setor de pesquisa a que se ligava foi desativado e ele teve suas atividades drasticamente reduzidas. Naquela década, os arquitetos modernistas que dirigiam o Laboratório se empenharam num registro minucioso da arquitetura brasileira, tendo como focos principais a arquitetura de nosso passado colonial e a arquitetura moderna de vanguarda que se produzia naquele momento.

 

Contando com uma equipe do mais alto nível, o Laboratório seguia um método rigoroso de documentação, registrando todos os detalhes da arquitetura, bem como a cena urbana do período.  Com isso, pôde-se produzir uma importante série de publicações, “Documentação Arquitetônica”, bem como inúmeras exposições.  

 

Esquecido durante muitas décadas, o acervo começou a deterorar-se no início dos anos 1990. A maioria das imagens não possuía cópia em papel, o que dificultava  o acesso a elas. Boa parte dos negativos, ficou mal acondiciona e foi contaminada pela síndrome do vinagre, uma reação química que corrompe a imagem.  Felizmente, essa situação vem sendo revertida com o auxílio de patrocínio de instituições como a Caixa Econômica Federal e a PETROBRÁS.

 

Assim, já foram digitalizadas mais de 25.000 imagens e está sendo desenvolvida a recuperação física do acervo, com um novo acondicionamento e a construção de uma sala climatizada, além de um espaço expográfico que contará a trajetória da fotografia e pesquisa junto à Escola de Arquitetura.  

 

Além disso, foi criado um sistema de indexação e busca das imagens do laboratório via internet, o qual permite que as fotos sejam disponibilizadas através de um sistema multimídia, possibilitando o acesso universal ao conteúdo informacional deste acervo.

 

Para acessar a base de dados, clique aqui.

 

 

{backbutton}

 

 

Joomla templates by a4joomla